Aprendizagem Cooperativa Uma abordagem em cursos bimodais de Especializao usando o Ambiente Virtual de Aprendizagem - Eureka

Resumo

A crescente aceitao da Educao a Distncia tem provocado um aumento na tenso entre os paradigmas presentes na educao brasileira. Autores como Behrens (1996, 1999 e 2000), Maseto (1998) Moran (2000) e Torres (2004) tm proposto a adoo de aprendizagem cooperativa como forma de superao dos problemas no resolvidos pelo paradigma centralizador dominante na educao brasileira. O uso de Tecnologias de Informao e Comunicao acelerou a tenso entre os diferentes paradigmas educacionais conforme Lvy (1999). Esta pesquisa analisa a percepo de alunos e professores de cinco cursos de ps-graduao da PUCWEB, identificando estratgias cooperativistas segundo as premissas de Johnson e Johnson (1999) e Slavin (1995), sejam espontneas ou decorrentes da prxis docente. No ambiente virtual de aprendizagem Eureka da PUCPR, foi possvel observar um vasto campo para aplicaes pedaggicas cooperativistas ainda no exploradas, seja por falta de um projeto pedaggico apropriado, seja pela inexperincia dos docentes, seja por desconhecimento de ferramentas pedaggicas ou mesmo da relutncia em aceitar outras formas de ensinar. Este trabalho de pesquisa objetivou investigar e responder a questo Como as diferentes prticas pedaggicas adotadas nos cursos bimodais da PUCWEB, influenciam o processo de ensino-aprendizagem de acordo com as pticas dos docentes e discentes?. O corpo de dados analisados envolveu 41 alunos e 36 professores em cinco diferentes cursos de ps-graduao pesquisados durante o perodo de maro de 2005 a abril de 2006. Resultados obtidos apontam para a possibilidade de melhorias no processo de ensino-aprendizagem por meio da adoo de prticas cooperativas, da mudana da prtica pedaggica e da necessidade de se aprofundar as pesquisas sobre a colaborao em ambientes virtuais.

Palavras chave: Aprendizagem Cooperativa, Aprendizagem Colaborativa, Construtivismo, Educao a Distncia.


Texto Completo: PDF
Revista Eletrnica Teses e Dissertaes Unibrasil