EDUCAO E CIDADANIA: VNCULOS POSSVEIS
Carmen Lucia Chaim Mattos

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar a vinculao que foi se estabelecendo ao longo da histria entre a educao e a cidadania,bem como investig-los na atual legislao educacional brasileira. Parte-se da Revoluo Francesa, contexto Iluminista, para compreenso destes vnculos que se foram modificando em cada momento histrico.Tem-se como pressuposto que a educao fundamental para a construo da cidadania, e que esta exercida em sua plenitude com aquela.Trata-se de uma pesquisa histrico-crtica que trabalha com tericos do Iluminismo francs e da Escola de Frankfurt, buscando compreender os caminhos trilhados pela educao e a compreenso do conceito de cidadania.Como recurso metodolgico, usou-se a pesquisa bibliogrfica e documental. Sendo os documentos analisados, as Constituies Federais de 1824 a 1988 e as Leis de Diretrizes e Bases da Educao Nacional(LDB), 4024/61, 5692/71 e 9394/96, para compreenso de como a educao contribuiu no processo de formao do cidado brasileiro, e como foi se estabelecendo o vnculo entre educao e cidadania,para compreenso de como a educao contribuiu no processo de formao do cidado brasileiro, e como foram estabelecendo os vnculos entre educao e cidadania no Brasil. A anlise destes documentos evidenciou que a educao nacional sempre esteve servio dos poderosos, o que dificultou sua ao como auxiliar no processo de construo da cidadania. Embora o termo cidadania conste dos documentos oficiais, sempre apresentou conceitos imprecisos e distantes do seu real significado.

PALAVRAS CHAVES: Educao, Cidadania, Legislao educacional brasileira.


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