A ADOO DE INOVAES EM PRODUTOS DE ALTA TECNOLOGIA PELOS JOVENS: O CASO DO TELEFONE CELULAR

Resumo

Esta pesquisa visa analisar como a introduo de novos atributos, geralmente considerados complexos, afeta a adoo de produtos de alta tecnologia pelos consumidores. Para tanto, foi desenvolvido um modelo que avalia as relaes existentes entre as caractersticas pessoais, as caractersticas percebidas e as influncias interpessoais dos consumidores, mediadas pela dificuldade da deciso, na preferncia e adoo de inovaes tecnolgicas em aparelhos de telefone celular, consoante o paradigma de difuso de inovaes entre consumidores de Gatignon e Robertson (1991). A presente pesquisa foi do tipo descritiva, com um estudo transversal nico, composta por duas partes. A primeira foi qualitativa, com entrevistas em profundidade com consumidores e profissionais da rea de telefonia mvel, visando buscar subsdios para a elaborao do questionrio de pesquisa. A segunda etapa foi uma pesquisa quantitativa com 303 estudantes universitrios na cidade de Curitiba, com idade entre 17 e 25 anos. Os dados obtidos das variveis independentes (caractersticas pessoais, caractersticas percebidas da inovao e influncias interpessoais) foram tratados por meio de anlise fatorial e anlise de correspondentes mltiplos para a gerao das respectivas escalas. A varivel mediadora (dificuldade da deciso) foi avaliada por meio de comparaes entre grupos que apresentaram diferentes nveis de dificuldade de deciso, de modo a verificar sua influncia no processo de adoo. A preferncia foi analisada por meio de uma anlise conjunta. Pelos resultados obtidos neste estudo constatou-se que quanto maior a familiaridade com as funes de um telefone celular, maior a probabilidade de adoo bsica e avanada. Tendo em vista uma menor dificuldade da deciso, a familiaridade deixou de ter uma relao com a adoo bsica. O conhecimento prvio objetivo apresentou uma relao positiva com a adoo avanada, independentemente do nvel percebido da dificuldade da deciso. Constatou-se, ainda, que quanto maior o nmero de produtos inovadores possudos pela amostra pesquisada, menor a adoo bsica. Considerando-se uma maior dificuldade da deciso, esta relao deixou de existir. As outras caractersticas pessoais no tiveram relaes com a adoo, independentemente da dificuldade da deciso. Observou-se que quanto maior a complexidade de um celular, maior a adoo avanada para o grupo que apresentou maior dificuldade da deciso. Foi encontrada, tambm, uma relao negativa entre a influncia informativa e a adoo avanada, independentemente da dificuldade da deciso. De um modo geral, os resultados encontrados foram um tanto discrepantes em relao teoria estudada. Em parte isto pode ser explicado pelas limitaes desta pesquisa. Por outro lado, pode servir de alerta de que a teoria da difuso de inovaes no pode ser generalizada para todos os produtos e todos os tipos de consumidores. Ao somarem-se os resultados obtidos nas pesquisas qualitativa e quantitativa, crvel que ainda existam outras variveis que possuam uma relao mais forte com a adoo, as quais no foram contempladas neste estudo e que podem vir a ajudar a compreender melhor o processo de adoo de inovaes em produtos de alta tecnologia.


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Revista Eletrnica Teses e Dissertaes Unibrasil