A POSSIBILIDADE DA REFLEXO TICA NA EDUCAO: CONSTRUINDO UM PROJETO ALTERNATIVO DE SOCIEDADE
Lorena Ferreira Portes

Resumo

Na pesquisa desenvolvida buscou-se analisar a importncia da reflexo tica na educao, considerando o contexto da sociedade neoliberal que interfere, crucialmente, nas relaes sociais, na concepo de educao, na misso da escola, na relao professor-aluno e no papel do professor. A educao, nesse contexto, influenciada pelo iderio neoliberal que dissemina valores individualistas, competitivistas e consumistas, que contribuem para a desigualdade social, degradao ambiental e excluso social, desvinculando-se deste contexto econmico as relaes sociais, fragmentando-as e despolitizando-as. Nesse sentido, no trabalho aborda-se a possibilidade de uma dimenso na educao capaz de questionar e repensar estas relaes antagnicas e desiguais que massificavam os indivduos, valorizando a educao como mediao, dilogo, discusso dos valores apregoadas como verdades absolutas. Assim, atravs da anlise de um projeto de discusso tica desenvolvido por professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba - ensino fundamental, no ano de dois mil , bem como seu relatrio final que apresentou as atividades desenvolvidas, defendeu-se a tica como instrumento de reflexo crtica da moral vigente, acreditando-se que atravs desta reflexo e de um posicionamento poltico do professor, possvel construir um projeto alternativo de sociedade, considerando os indivduos como pessoas pensantes, participativas e capazes de transformar. A educao um dos caminhos para se repensar as relaes sociais marcadas pelo predomnio da tcnica, do saber-fazer, reorientando-as para a exaltao da tica, do por qu fazer, primando pela qualidade de vida e pela equidade social, defendo e lutando pelos direitos humanos, sociais e ambientais. Na anlise do projeto e do relatrio procurou-se abordar a necessidade de conceituar e compreender tica, diferenciando-a de Moral, contribuindo para a operacionalizao metodolgica desta dimenso, numa viso interdisciplinar e transdisciplinar, no transformando a tica numa doutrinao moral, num trabalho fragmentado e reduzido valores. tica deve ser compreendia como problematizao dos valores morais, como reflexo das normas estabelecidas, como questionamento das relaes sociais, como investigao de uma realidade histrica. Ela no justifica, ao contrrio, clarifica.

Palavras-Chave: educao, reflexo, tica, moral, neoliberalismo, valores, sociedade, professor, cidadania, transformao.


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