A contribuio da ergonomia no registro e preveno das ler/dot em centrais de atendimento

Resumo

PEREIRA, Vanda Cristina Galvo Pereira. A contribuio da ergonomia no registro e preveno das ler/dot em centrais de atendimento. Florianpolis, 2001. 136p. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo com nfase em Ergonomia)-Programa de Ps-graduao em Engenharia de Produo. UFSC, 2001.

O presente estudo originou-se da verificao de uma alta incidncia de doenas profissionais em atendentes de centrais de atendimento. Como base da pesquisa foi estudada uma central especfica de um setor de telecomunicaes com recomendao ergonmicas pretensamente adequadas quanto ao espao fsico e mobilirio, mas com quadros de Leses por Esforos Repetitivos (LER) ou, atualmente, Doenas steo-Musculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) em seus funcionrios, doena que a que mais acomete essa categoria de trabalhadores. Buscando ao servio do teleatendimento, fatores etiolgicos, diagnstico, estgios evolutivos, preveno, recursos teraputicos e condutas. Ainda foi realizado um estudo sobre a legislao e a estatstica dessa doena, principalmente no Brasil, buscando tambm fundamentar as bases de uma implantao ergonmica adequada para esse tipo de servio, to comum hoje em dia. Como resultado deste processo, buscou-se ento organizar uma srie de recomendaes gerais para um setor de teleatendimento, visando otimizar o seu processo produtivo, com uma melhor qualidade de vida para seus funcionrios.

Palavras-chave: Ergonomia, LER/DORT. Teleatendimento


Texto Completo: PDF
Revista Eletrnica Teses e Dissertaes Unibrasil