A PROPAGANDA NO A ALMA DO NEGCIO, O MARKETING SIM: uma abordagem terminolgica e conceitual
Miguel Arantes Normanha Filho

Resumo

O objetivo principal deste estudo consiste em contribuir com a verificao emprica das diversas interpretaes e aplicabilidades feitas aos termos marketing e propaganda, propaganda e publicidade, em especial pela forma e uso como se fossem sinnimos, num contexto de negcios que pode levar empresas ao prejuzo com suas operaes e, escolha equivocada de profisso, por parte do estudante. A constatao analtico-emprica da situao realizou-se desde o tempo, dezoito anos passados, quando da atuao como gerente de marketing de uma grande empresa brasileira e posteriormente, como consultor de marketing, de pequenas e mdias empresas brasileiras, e tambm, durante o perodo do programa de mestrado e atividade como docente na rea de planejamento estratgico e marketing, assim as pesquisas em direo ao tema foram fomentadas. O estudo parte da observao que o tratamento como sinnimo dos termos marketing e propaganda, no uma questo semntica, mas conceitual, onde a aplicao de uma ferramenta (propaganda) especfica em detrimento a uma filosofia do negcio como um todo, que o marketing, leva empresrios (decisores) a equvocos estratgicos, que influncia e compromete o capital de giro, e consequentemente a sade econmico-financeira da empresa, e os estudantes (futuros gestores) a escolha equivocada de profisso, que refletir no futuro, num preparo deficiente para a vida profissional. Ao final, procura-se demonstrar formas possveis e corretas de tratamentos e usos dos termos, marketing, propaganda e publicidade, objetivando uso adequado pela empresa, de maneira que ela possa atingir o seu objetivo empresarial de forma eficaz e lucrativa, e a formao acadmica de futuros profissionais, capacitados para um mercado cada vez mais competitivo. E por ltimo, recomendaes de estudos complementares de forma a enriquecer o tema.


Texto Completo: PDF
Revista Eletrnica Teses e Dissertaes Unibrasil